16/02/2008

Como gravar o CD do Kurumim Linux :

Gravar um arquivo ISO é diferente de gravar um arquivo qualquer no CD. Um arquivo ISO é uma imagem binária que deve ser copiada bia a bit no CD-ROM e não simplesmente adicionado dentro de uma nova seção. Todos os bons programas de gravação suportam a gravação de arquivos ISO, veja como veja como gravar o arquivo usando alguns programas populares.
IMPORTANTE: Evite gravar o Kurumin em CD-RW (mídias regraváveis), eles apresentam um índice assustadoramente alto de problemas de leitura, fazendo com que em muitos casos a cópia gravada simplesmente não rode, dando vários "CLOOP READ erros" que indicam justamente que o sistema não está conseguindo ler os dados corretamente a partir do CD-RW. Veja um exemplo:
CLOOP READ ERROR:AT POS 5233960 IN FILE/CDROM/KNOPPIX/KNOPPIX CLOOP:ERROR-3 UNCOMPRESSING BLOCK 46065536/0/23207/05233960- I/O ERROR DEV OB:00, SECTOR 17212 LINUXRC CANNOT CREAT/VAN/RUN/VTMP.DIRECTORY NOEXISTENT
Os cloop erros podem ser causados por três fatores:
a) O arquivo baixado está incompleto ou corrompido.
b) O CD ou CD-RW está riscado/danificado e o sistema não estã conseguindo ler os dados corretamente (o mais comum)
c) O próprio leitor CD-ROM ou o cabo IDE podem estar com problemas e por isso os dados não estão sendo lidos corretamente, embora a mídia em sí esteja em bom estado.
Os CLOOP ERRORS são SEMPRE causados direta ou indiretamente por um destes três fatores, problemas com o CD ou com o hardware do seu micro e não por problemas do software.
Outro problema com os CD-RW é que eles suportam taxas de leitura menores (devido à taxa de refração luminosa mais baixa combinada com os erros de leitura) o que faz com que o Kurumin rode bem mais lentamente que o normal. Prefira usar mídias CD-R normais e depois doar suas cópias antigas para amigos que ainda não conheçam o Kurumin, assim você estará evitando dor de cabeça e ainda fazendo uma boa ação :-)

Gravando ISOs usando o Easy CD Creator® (traduzido do manual da Photodex)
1- Abra o Easy CD Creator e clique em File > Menu > Record CD from CD Image.
2- Aponte o arquivo que será gravado. Marque a opção "ISO Image Files (*.iso)" na janela de navegação.
3- Clique em "Start Recording" para gravar o CD.

Usando o Nero® Burning Rom
1- Abra o Nero e clique em File > Burn Image.
2- Aponte o arquivo que será gravado.
3- Clique em "Write" para gravar o CD.

Usando o Xcdroast (no Linux)
1- Na tela principal do Programa clique em Setup > HD Settings e adicione o diretório onde foi salvo o arquivo do Kurumin. Não se esqueça de clicar no "Save configuration".
2- Novamente na tela principal, clique em Create CD > Write Tracks > Layout Tracks.
3- Clique sobre o arquivo do Kurumin que aparecerá na lista e em seguida em Add > Accept Track Layout > Write Tracks.

Usando o K3B (no Linux)
1- Na tela principal do Programa clique em Ferramentas > Gravar Imagem ISO.
2- Aponte o arquivo, escolha a velocidade de gravação e clique em "Gravar".

Nenhum comentário: